BlogComo calcular verbas rescisórias e o valor a receber quando demitido?
Esse cálculo pode variar dependendo do tipo de demissão. Você já sabe que o trabalhador demitido sem justa causa tem mais verbas para receber, enquanto o funcionário que é mandado embora por justa causa vê o valor das verbas rescisórias diminuir, não é mesmo?
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Férias proporcionais: Se suas férias venceram em novembro - você tirou seus 30 dias em novembro mesmo - e vai deixar a empresa em julho, você tem direito a 7/12 férias, ou seja, mais da metade do valor das férias. Sobre esse resultado é aplicado o adicional de 1/3 proporcional.
Mês trabalhado: Você pode considerar o mês da demissão como trabalhado se você trabalhou além do dia 15 daquele mês.
Décimo terceiro proporcional: Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está.
Aviso prévio
Indenizado: a empresa paga o equivalente a um mês de trabalho ao funcionário e pode desligá-lo imediatamente, sem que ele tenha de trabalhar nesse período.
Trabalhado: A empresa exige que o funcionário trabalhe por mais um mês, em horário reduzido, e paga seu salário mensal. No caso de aviso prévio trabalhado, o funcionário ganha 1/12 a mais nos cálculos proporcionais de férias e décimo terceiro referente a esse último mês trabalhado.
Como funciona o FGTS
O empregado demitido recebe 40% do valor total depositado pela empresa na conta do FGTS e pode sacar o valor integral que estiver na conta.